Home > Notícias

Notícias

Dicas Sustentabilidade

DIY: Aprenda a fazer uma composteira doméstica

22 de outubro de 2018

60ca5ca7b3006364bb3ef149e1eb4975

Você sabia que 60% do lixo gerado em sua casa é orgânico e pode ser transformado em um adubo de ótima qualidade?
O Brasil produz 242 mil toneladas de lixo urbano por dia, sendo que 60% deste material são resíduos orgânicos que podem se transformar em adubo de excelente qualidade. Uma forma de produzir este adubo a um custo muito baixo é através da compostagem orgânica. O primeiro passo para realizar o processo de compostagem orgânica é a separação do lixo dentro da nossa própria casa, iniciando com a distinção entre o lixo orgânico (alimentos crus ou cozidos como cascas, bagaços, caroços e sementes de frutas e hortaliças, borra de café, guardanapo e papel toalha) do não orgânico (vidro, metal, plástico, embalagens longa vida, isopor, pilhas e baterias). Separar o lixo orgânico é um hábito que se adquire facilmente. Uma vez separado o lixo, você poderá usar uma composteira caseira.
A composteira caseira é um mecanismo simples e barato para a transformação do lixo (resíduo) orgânico produzido em sua casa em um adubo de excelente qualidade. Veja como é fácil construir a sua!

Benefícios do uso da composteira caseira

Além de ajudar na conservação do meio ambiente, o uso da composteira caseira pode ser uma interessante ferramenta de educação ambiental para adultos e crianças, nas escolas e em casa.

fonte: embrapa

 

7c1e7aa3375f42e22dde42c78218458c

 

Nesse link da embrapa você encontra todo o manual para montar a sua composteira.

 

fontes de pesquisa: embrapa, tudosobreplantas.wordpress.com, ciaeco.org